Busca avançada
Ano de início
Entree

Classes de aceleracao e destino escolar: um estudo de caso.

Processo: 97/14180-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Helena Souza Patto
Beneficiário:Siglia Cruz de Sa Leao
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fracasso escolar   Reforma do ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classes De Aceleracao | Escola De 1.O Grau | Fracasso Escolar | Reforma Educacional | Relacao Professor Aluno | Trajetoria Escolar

Resumo

O presente projeto visa acompanhar a passagem dos alunos da classe de aceleração I, de uma escola pública de 1º grau da cidade de São Paulo, para o seu novo destino, seja ele a classe comum (4ª ou 5ª série) ou a aceleração II. Temos o intuito de verificar, através de um estudo de caso, os efeitos produzidos pelo projeto "reorganização da trajetória escolar: classes de aceleração" na trajetória escolar destes alunos, no sentido de averiguar se é bem-sucedido, retirando professores, aluno e pais de um círculo vicioso de sucessivos fracassos, inserindo-os em uma nova dimensão: a da potência e a do saber. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)