Busca avançada
Ano de início
Entree

Significado da pneumonia intersticial secundária em autópsias de pacientes imunocomprometidos

Processo: 03/13007-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Luiza Capelozzi
Beneficiário:Alberto Antonio Terrabuio Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/14336-0 - Doenças pulmonares intersticiais (ILD): correlação morfo-tomográfica através de métodos histoquímicos, imunohistoquímicos e morfométricos, AP.TEM
Assunto(s):Pneumonia   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autopsias | Cancer | Doencas Linfoproliferativas | Imunocomprometidos | Morfologia | Pneumonia Intersticial

Resumo

A pneumonia em pacientes imunocomprometidos é uma causa importante de morbidade e mortalidade. A diversidade de patógenos, aliada a manifestações atípicas tomam o diagnóstico por parle do médico um constante desafio. Apesar dos avanços, muitas técnicas diagnósticas continuam sendo caras e demoradas. O clinico não raramente começa o tratamento baseado em aspectos empíricos, tentando evitar rápidas pioras ou técnicas mais invasivas. Para melhorar essa situação, esse trabalho visa determinar as principais causas de óbito por pneumonia intersticial em pacientes imunocomprometidos (excetuando-se os HIV positivos) através do exame de autópsias realizadas no Departamento de Patologia da FM-USP no período de 1990 à 2001. Serão analisados somente os casos de imunocomprometimento devido ao câncer, às diversas modalidades de transplantes (renal, cardíaco, hepático e medular), a medicamentos (corticosteróides, quimioterapia) e a disfunções linfoproliferativas e mieloproliferativas (leucemias linfomas). As lâminas de tecido pulmonar serão revistas para se identificar a presença ou ausência de pneumonia intersticial em todos os casos. Simultaneamente, serão analisados os prontuários e laudos necroscópicos dos pacientes, constatando-se presença/suspeita clínica de pneumonia pulmonar, detectadas ou não pelo quadro clinico e por eventuais laudos de exames radiológicos, dados de oximetria e eventuais imunofenotipagens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBERTO ANTONIO TERRABUIO JUNIOR; EDWIN ROGER PARRA; CECÍLIA FARHAT; VERA LUIZA CAPELOZZI. Causas de óbito por pneumonia intersticial secundária em autópsias pulmonares de pacientes imunocomprometidos. Clinics, v. 62, n. 1, p. 69-76, . (00/14336-0, 01/14566-9, 03/13007-1)