Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia de marcadores(vegf,ciclina d1,cerb b2) no potencial metastatico de carcinoma de nao pequenas celulas de pulmao.

Processo: 04/07595-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Luiza Capelozzi
Beneficiário:Ji Young Park
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/14336-0 - Doenças pulmonares intersticiais (ILD): correlação morfo-tomográfica através de métodos histoquímicos, imunohistoquímicos e morfométricos, AP.TEM
Assunto(s):Ciclina D1   Metástase   Fatores de crescimento do endotélio vascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cerb B2 | Ciclina D1 | Marcador Prognostico | Metastases | Vegf

Resumo

Câncer de pulmão é um tumor agressivo com alta taxa de mortalidade e capacidade grande de dar metástase e sua incidência está crescendo cada vez mais. Por isso a busca pelo marcador que influencia o prognóstico da doença está sendo realizada por muitos pesquisadores. A proposta deste trabalho é: 1) avaliar o potencial metastático de carcinomas de não pequenas células de pulmão usando como marcadores ciclina D1, VEGF e cerb B2 e 2) comparar seus índices nos tumores primários e suas metástases em carcinomas pulmonares não-pequenas células. Tumor primário e suas metástases hematogênicas de trinta e três pacientes, portadores de carcinomas pulmonares não-pequenas células, serão estudados por histoquímica e imuno-histoquímica. Variáveis clínicas serão examinadas quanto à freqüência de subtipos histológicos, índice mitótico e índice de expressão da ciclina D1, VEGF e cerb B2 em subgrupos de pacientes estratificados por tumor primário e metástases hematogênicas. O impacto desses fatores acima relacionados na sobrevida será analisado e esta análise poderá influenciar as decisões clínicas, bem como o desenvolvimento de diferentes terapias para estágios avançados do carcinoma pulmonar não pequenas células. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)