Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da remineralizacao do esmalte utilizando materiais que liberam fluor em um modelo de ciclagem de ph para verificar relacao dose-resposta.

Processo: 05/59799-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Denise Pedrini
Beneficiário:Luciana da Silva Cavassan
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Fluoretos   Remineralização   Materiais dentários   Esmalte dentário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carie Dental | Esmalte Dental | Fluoreto | Materiais Dentarios | Remineralizacao

Resumo

O objetivo será avaliar o potencial anticariogênico de materiais que liberam flúor. Serão selecionados 60 blocos de esmalte (4x3 mm) de incisivos bovinos, os quais terão sua superfície de esmalte polido seqüencialmente permitindo a seleção de blocos através da determinação da microdureza de superfície (SMH). Os blocos serão divididos em grupos experimentais de 12 espécimes cada um, de acordo com a média de dureza da população total de blocos e seu intervalo de confiança (p<0,05). Posteriormente, realizar-se-á indução de lesão artificial de cárie e microdureza pós-cárie (SMH1). Corpos-de-prova serão confeccionados (n=48) a partir dos materiais: 2 100, Fluroshield, Vitremer e Vitremer diluído 1/4 (pó/líquido) e adaptados aos blocos de esmalte. Os espécimes serão submetidos individualmente a modelo de ciclagem de pH, para promover a remineralização, alternando-se entre as soluções de desmineralização (2h) e remineralização (22h), realizando um total de seis ciclos consecutivos. Após a ciclagem de pH, será avaliada a microdureza de superfície final (SMH2) e calculada a porcentagem de recuperação da microdureza de superfície (%SMHR). Será realizada a determinação da incorporação de flúor no esmalte, através da biópsia química, utilizando eletrodo combinado específico para íon flúor (9609 ORION) e analisador de íons (720A ORION). Os dados serão mensurados e os resultados analisados estatisticamente para a porcentagem de recuperação de microdureza de superfície e concentração de flúor presente no esmalte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)