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Cinco peças orquestrais Op. 10, de Anton Webern: análise musical com ênfase em timbre e textura

Processo: 09/08698-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Adriana Lopes da Cunha Moreira
Beneficiário:Isaac Terceros Montaño
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interpretação musical   Regência (música)   Produção artística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | Anton Webern | Interpretação musical | Música do século XX | Regência | Análise musical

Resumo

Este trabalho de iniciação científica busca analisar uma importante obra da produção musical do compositor Anton Webern: Cinco Peças Orquestrais Op. 10. Escrita em 1911, a obra apresenta características inovadoras para a época em que foi composta, que convidam a um estudo aprofundado dos processos composicionais - tais como: instrumentação, conjuntos de notas, tempo e rítmica, textura e timbre, dinâmica, movimento e forma - usados por Webern com intensa significação musical. Empregando ferramentas aplicadas à análise musical, esta pesquisa procura uma compreensão mais precisa dos aspectos supracitados. Partindo do desejo de conhecer e compreender mais profundamente a produção musical do século XX, o objetivo principal deste trabalho é tornar-se um meio de análise, reflexão e compreensão da música de Webern, bem como determinar alguns aportes desta obra à linguagem musical do século em questão. A metodologia a ser seguida considera a integração entre percepção, análise e interpretação musical, de maneira que os elementos musicais da obra serão analisados a partir da escuta de gravações e do estudo das partituras. Na conclusão, com base na análise desenvolvida, será verificada a interação entre o objeto do presente trabalho e aspectos da produção musical no século XX, assim como a produção do próprio compositor, tendo em vista o material e as técnicas composicionais empregadas. (AU)

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