Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial fotossintetico de folhas dos capins tobiata e massai (panicum spp) em funcao da idade e da posicao no perfill do dossel.

Processo: 05/55480-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Carlos Guilherme Silveira Pedreira
Beneficiário:Karina Salomão
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Troca gasosa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Producao De Foragem | Trocas Gasosas | Uso Da Luz

Resumo

A fotossíntese depende da intensidade de luz incidente. Respostas de folhas individuais à intensidade luminosa podem ajudar a explicar variações de produtividade primária em estandes de espécies forrageiras e nortear práticas de manejo com base na otimização do uso da energia luminosa. O objetivo do trabalho é quantificar o potencial fotossintético de dois Panicums morfologicamente contrastantes medindo a fotossíntese foliar em diferentes pontos do dossel. Serão estudados os capins Massai e Tobiatã em seis rebrotações de verão (cada uma com 28 dias no Massai e 35 no Tobiatã). Ao final de cada ciclo, a forragem será colhida a 15 cm no Massai e 35 cm no Tobiatã. O delineamento será de blocos completos casualizados com quatro repetições. Durante a rebrotação será medida a fotossíntese média de folhas no 14º dia de descanso. No 1º, 3º, e 5º ciclos, as medições serão em três categorias de folhas: a mais nova completamente expandida, a mais velha com capacidade fotossintetizante (sendo folha viva aquela que mantém 50% do limbo verde) e a intermediária entre essas duas. Isso será feito em dois perfilhos por unidade experimental. No 2º, 4º e 6º ciclos, as medições do 14º dia serão em porções da folha mais jovem completamente expandida de dois perfilhos por unidade experimental (ponto médio do terço basal do limbo, do terço médio, e do terço da extremidade). Em todos os ciclos, sempre no 14º dia de rebrotação, serão também registrados o índice de área foliar (IAF), os ângulos foliares, a interceptação luminosa e altura do dossel. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)