Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da toxicidade da agua intersticial e elutriatos extraidos de sedimentos no sistema estuarino de santos: canal do porto de santos e area de disposicao.

Processo: 06/54363-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Denis Moledo de Souza Abessa
Beneficiário:Marcela Bergo Davanso
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Dragagem   Baixada Santista (SP)   Toxicidade   Lytechinus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua Intersticial | Baixada Santista | Dragagem | Elutriatos | Lytechinus | Toxicidade

Resumo

Os sedimentos acumulam compostos químicos, sendo o principal destino para as substâncias introduzidas nos oceanos. Os métodos ecotoxicológicos são uma ferramenta para avaliar a qualidade dos sedimentos, e permitem estimar a toxicidade potencial dos sedimentos. O presente projeto visa analisar algumas rotas de exposição para a biota aquática: água intersticial e elutriatos. A área de estudo é o Sistema Estuarino de Santos e sua zona adjacente, de grande importância econômica e social, pois abriga o pólo industrial de Cubatão, o porto de Santos, e a porção mais densamente ocupada da Região Metropolitana da Baixada Santista. Essas atividades econômicas fizeram da região um grande receptor de resíduos tóxicos. Outra fonte de contaminantes para as áreas marinhas adjacentes é a atividade de dragagem do canal do porto e disposição do sedimento dragado. Neste projeto, serão analisadas amostras de sedimento provenientes das regiões dragadas e zona de influência da disposição desse material. A água intersticial e os elutriatos serão preparados em laboratório. Em seguida, serão conduzidos testes de toxicidade crônica de curta duração com gametas de ouriço-do-mar Lytechinus variegatus. Os dados serão analisados por meio do teste t-student, definindo diferenças significativas entre o desenvolvimento embrio-larval nas amostras e no controle, e ainda por análises de correlação e correspondência com as fontes poluidoras. Paralelamente, dados físico-químicos, em especial de amônia, serão obtidos para as amostras. Os dados obtidos auxiliarão na avaliação da qualidade dos sedimentos estudados, indicando assim a qualidade dos ambientes analisados e o impacto potencial do processo de dragagem e disposição de sedimentos sobre a biota local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)