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A presença de Otelo em Dom Casmurro: a problemática do trágico em Machado de Assis

Processo: 10/09103-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Joao Roberto Gomes de Faria
Beneficiário:Adriana da Costa Teles
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro   Romance   Tragédia (literatura)   Machado de Assis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Machado de Assis | Romance | teatro | Tragédia | trágico | William Shakespeare | Machado de Assis e William Shakespeare

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a estudar a presença da tragédia Otelo, de William Shakespeare, no romance Dom Casmurro (1900), de Machado de Assis, a partir da problemática que envolve o trágico. A tragédia enquanto gênero despontou, como sabemos, em momentos específicos da história da humanidade, momentos pontuados pela crise, transformação e substituição de valores na ordem do mundo. Tais momentos, o século V a.C. na Grécia e o Renascimento no continente europeu como um todo, tiveram grandes representantes desse gênero literário, dentre eles, William Shakespeare. Machado de Assis, por sua vez, localizado cronologicamente no século XIX / início do século XX, dialoga com freqüência em suas obras com as tragédias shakespearianas e o faz de maneira engenhosa no referido romance. O resgate da tragédia do dramaturgo inglês não se faz, no entanto, a partir de um ponto de vista temático apenas, mas trata-se da reconstrução de um conflito, cuja estrutura conta com elementos que diferem bastante do original shakespeariano. Os aspectos divergentes nos levam a crer que haja no romance machadiano uma espécie de subversão do trágico por meio da manipulação de alguns elementos que caracterizam tal conflito. O objetivo deste projeto de pesquisa é estudar a presença de Otelo em Dom Casmurro, a partir dessa suposta subversão que, dentre outros aspectos, parece apontar para a caracterização de um determinado contexto estético e sociocultural bastante singular.

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