Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comparativa do padrao eletromiografico de musculo do antebraco de pacientes hemiplegicos.

Processo: 06/51155-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Augusto Cesinando de Carvalho
Beneficiário:Heloyse Uliam Kuriki
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Acidente vascular cerebral   Eletromiografia   Hemiplegia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente Vascular Cerebral | Eletrogoniometria | Eletromiografia | Espasticidade | Hemiplegia | Inibicao Reciproca

Resumo

Decorrente de patologias do sistema nervoso central, a espasticidade gera dor, déficit no controle motor e postural e alterações na inibição recíproca; constituindo um fator incapacitante na execução de atividades de vida diária. A espasticidade consiste no único componente tratável da síndrome do motoneurônio superior, por isso o interesse clínico em avaliar corretamente o comprometimento. Dados resultantes das avaliações são úteis para orientar e otimizar a terapia, verificar a sua efetividade e satisfazer aos familiares e ao próprio paciente quanto à sua progressão frente ao tratamento. Há vários métodos para mensurar a espasticidade; os mais utilizados consistem em instrumentos clínicos de avaliação, fundamentados na aplicação de escalas e questionários. Dentre esses, a Escala de Ashworth modificada destaca-se por ser de fácil aplicação. Entretanto, os instrumentos clínicos fornecem dados qualitativos a respeito da espasticidade. Além disso, as aferições apresentam forte dependência com a experiência do terapeuta que avalia o paciente. Embutindo, dessa forma, um grau de subjetividade nos dados coletados. Dentro desse contexto propõe-se nesse projeto, a utilização da eletromiografia para avaliar a relação entre a ativação dos músculos agonistas e antagonistas de pacientes que apresentam espasticidade, com o objetivo de se testar a viabilidade no desenvolvimento de um instrumento que forneça dados quantitativos a respeito da espasticidade do paciente e que esteia livre da interdependência com a experiência do terapeuta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KURIKI, HELOYSE U.; DE AZEVEDO, RAQUEL N.; DE CARVALHO, AUGUSTO C.; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS; NEGRAO-FILHO, RUBEN F.; ALVES, NERI. Análise da eletromiografia de superfície do membro superior não plégico de hemiplégicos. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 68, n. 4, p. 562-566, . (06/51155-0)