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Surrealismo e artes visuais nos escritos de andre breton.

Processo: 05/55822-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Marcella Aquila
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes

Resumo

Pretende-se estudar os princípios teóricos do surrealismo, a partir dos escritos de André Breton, entre 1924, data de lançamento do primeiro manifesto do surrealismo, e 1930, data do segundo manifesto. Pensamos que esse período (1924 - 1930) configura um primeiro momento de afirmação e desenvolvimento dos princípios do Surrealismo, enquanto movimento autônomo. Trata-se de partir do estudo de alguns dos conceitos fundamentais, lançados nesse primeiro momento, sob os quais se apóia e se desenvolve o surrealismo, como o acaso, o automatismo e a idéia de congregar as vanguardas do começo do século XX, para então, minimamente, apreender o movimento em seu desdobramento teórico-prático. O lançamento do primeiro manifesto e o escrito Surrealismo e Pintura, têm expressamente o caráter de firmar posições e, de buscar pelos princípios que fundamentam uma prática artística, enquanto o Segundo Manifesto (1930) traz novos elementos que marcarão o início de um possível segundo momento de desenvolvimento. Nossa idéia, contudo, é de nos focar no estudo do primeiro momento do surrealismo, para melhor compreender a gênese de seus princípios, apenas introduzindo, com o estudo do manifesto de 1930, a discussão do segundo momento. (AU)

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