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Expressões do tédio na contemporaneidade

Processo: 09/15710-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Adriana Aparecida Almeida de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Tédio   Subjetivação   Música   Contemporaneidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contemporaneidade | música | subjetivação | Tédio | Subjetividade Contemporânea

Resumo

RESUMOA contemporaneidade constitui-se como sendo o tempo atual no qual mudanças importantes e outras ainda em curso estão dando feições ao mundo, diferentes daquelas consagradas pela modernidade, seja pela intensificação e radicalização do processo de modernização ou pela eclosão de novos processos, dentre eles, inclusive, aqueles que foram situados como próprios da pós-modernidade. Esta se caracteriza, segundo Harvey (1998), pela incorporação e aceitação do efêmero e do provisório, tornando mundanas as imagens de aceleração, instabilidade, precariedade, metamorfose, fragmentação, imaterialidade, mixagem e outras que compõem a condição humana na atualidade. Nesse cenário da solidão, da indiferença e do vazio produzido pela velocidade, pelo distanciamento do outro e pela brandura das vinculações e relacionamentos destacam-se duas formas de subjetivação: a depressão e o tédio. A primeira tem forte presença nos dias atuais, porém esta pesquisa destaca o tédio como a subjetivação típica do contemporâneo pela sua íntima ligação com o tempo, especialmente, como expressão de uma tentativa de desaceleração do tempo ou de protesto contra o excesso e um ritmo de vida vertiginoso. O tédio caracteriza-se pelo cansaço de viver, uma despotencialização da vida ou diminuição da sua intensidade. O objetivo principal e central da presente pesquisa é identificar e analisar as expressões do tédio na cultura, tomando como corpus letras de músicas, do repertório da MPB e do Rock Nacional, da década de 80 em diante, que versem sobre o tédio. Considerando-se que as produções artístico-culturais constituem um caminho seguro para se captar as subjetivações emergentes num dado tempo e lugar, visto que elas funcionam como expressão - como manifestação simbólica - da experiência humana ou da realidade vivida. Estas produções culturais serão tratadas mediante uma Análise de Conteúdo, na linha proposta por Bardin (2002), tal análise é bastante apropriada para análise de textos possibilitando um tratamento sistemático dos mesmos que permite apreender sentidos que escapam a uma leitura ingênua ou convencional.

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