Busca avançada
Ano de início
Entree

Doacao de orgaos: as relacoes dos individuos com o proprio corpo e com a sociedade.

Processo: 96/08919-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Pedro F Bendassolli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Morte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crencas Mitos E Superticoes | Doacao De Orgaos | Imagem Do Corpo | Morte | Representacao Dos Orgaos | Significado Do Corpo

Resumo

O presente trabalho procurará verificar e identificar os fatores de facilitação e de resistência envolvidos na doação de órgãos. Para tanto, tomar-se-á como referência duas categorias, a saber: uma pública e outro particular ao sujeito doador e não doador. A primeira se refere às relações psicológicas de tais sujeitos com seu próprio corpo: a segunda, as relações desses indivíduos com seus familiares. Esses fatores de facilitação e de resistência serão investigados tanto entre aqueles sujeitos que optarem por ser doadores quanto entre os que não desejarem. Tais sujeitos serão selecionados dentre várias condições de vida e posições sociais, como presidiários, hospitalizados, trabalhadores, estudantes e profissionais liberais, e posteriormente submetidos a uma entrevista semi-estruturada e gravada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO FERNANDO BENDASSOLLI. Do lugar do corpo ao não-lugar da doação de órgãos. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 13, n. 1, p. 143-157, . (96/08919-6)