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Estratégias de ensino no laboratório de enfermagem: aprendendo cateterismo vesical intermitente técnica limpa

Processo: 04/07510-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Ana Cristina Mancussi e Faro
Beneficiário:Luciana Tokunaga Itami
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino profissional e técnico   Cateterismo   Ortopedia   Urologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Ensino | Lesao Medular | Ortopedia | Reabilitacao | Urologia

Resumo

O aumento do contingente de portadores de lesão raquímedular tem sido considerado preocupante pelas seqüelas físico-orgânico-psicológicas decorrentes da mesma e por atingir, majoritariamente, pessoas jovens. No aspecto clinico, observa-se, nestes pacientes, disfunções vésico-esfincterianas, tomando-se necessário o uso de cateteres e sondas para a eliminação de urina. No caso de presença de lesão raquimedular, o autocateterismo vesical intermitente é o tratamento de escolha quando a capacidade de esvaziar a bexiga está comprometida, por promover a independência, resultar em poucas complicações e estimular a auto-estima e a qualidade de vida. Trata-se de um procedimento conhecido por poucos enfermeiros, ou seja, aqueles que atuam junto aos lesados medulares em urologia, reabilitação e neuro-ortopedia. Por conta disso, o procedimento feito com técnica limpa é desconhecido pela grande maioria destes profissionais. No ensino de graduação em enfermagem, são poucos os alunos que têm contato com a assistência aos lesados medulares e com este procedimento específico. Diante do exposto/acreditamos na possibilidade de aproximar este estudante do procedimento, para que tenha a oportunidade de aprender. Neste estudo, procura-se investigar qual a melhor estratégia de ensino a ser aplicada para obter-se um efetivo aprendizado, por parte do estudante de enfermagem, da técnica de cateterismo vesical intremitente - técnica limpa no laboratório de enfermagem, bem como divulgar o conhecimento sobre o referido. (AU)

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