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Programa progestao: implicacoes para a formacao e a pratica dos diretores escolares.

Processo: 06/03065-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Graziela Zambão Abdian
Beneficiário:Eulália Araújo Calixto Remério
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Teoria e prática   Administração participativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Diretores | Gestao Escolar | Gestao Participativa | Programa Progestao | Teoria E Pratica | Administração de unidades educativas

Resumo

O objetivo central do projeto de pesquisa é realizar um diagnóstico da percepção dos diretores das escolas estaduais da cidade de Marília a respeito do desenvolvimento do Programa “Progestão” do governo do Estado de São Paulo. Pretende-se compreender o Programa no contexto atual da Política educacional e diagnosticar, sob o ponto de vista de seus atores principais, os possíveis desdobramentos para suas práticas e formação. A investigação deverá ocorrerá em uma abordagem qualitativa de pesquisa e pretende realizar, como procedimentos metodológicos, o levantamento, junto à Diretoria de ensino de Marília de todas as escolas pertencentes ao Programa, a análise dos seus documentos, entrevistas semi-estruturadas com o supervisor de ensino, bem como com as diretoras das escolas estaduais. Parte-se do pressuposto que a análise contextualizada da/na realidade educacional, enquanto processo, pode trazer contribuições significativas para a melhoria da educação no Brasil.

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