Busca avançada
Ano de início
Entree

Campyloneurum C. Presl (Polypodiaceae) no estado de São Paulo

Processo: 09/06898-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Jefferson Prado
Beneficiário:Diego Tavares Vasques
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polypodiaceae   Flora   Biogeografia   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campyloneurum | Flora | Polypodiaceae | Polypodiopsida | Pteridologia

Resumo

A família Polypodiaceae é uma família grande com distribuição cosmopolita e cuja circunscrição vem sendo muito estudada nas últimas décadas. Segundo Sota (1973), a delimitação dos gêneros é um dos aspectos mais críticos do estudo da família. O gênero Campyloneurum pertence à família Polypodicaceae, subfamília Polipodieae, e possui circunscrição complicada. Segundo León (1993b), a maioria das espécies do gênero foi descrita entre os séculos XIX e XX, com base na morfologia foliar e no padrão de venação. Muitos autores, no entanto, concordam com a dificuldade de definição das espécies baseada em caracteres morfológicos como o padrão de venação, além da confusão nomenclatural, entretanto nas últimas três décadas muitos caracteres novos foram propostos como potenciais para a delimitação das espécies de Campyloneurum. Mickel & Smith (2004) chamaram a atenção para o fato de que, apesar de existirem tentativas recentes de revisão do gênero, o seu entendimento ainda é inadequado. Neste contexto, o objetivo deste estudo é através da comparação das propostas de classificação disponíveis para o gênero e da observação de materiais obtidos de coletas ou de herbários, colaborar com o entendimento da circunscrição do gênero e das espécies ocorrentes no estado de São Paulo. Para isso, serão realizadas coletas e herborização de espécimes; identificação e descrição das espécies; ilustrações dos espécimes observados com ênfase nos caracteres diagnósticos; chaves de identificação para as espécies do estado de São Paulo; e mapas de distribuição geográfica das mesmas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEGO T. VASQUES; JEFFERSON PRADO. Campyloneurum C. Presl (Polypodiaceae) no estado de São Paulo, Brasil. Hoehnea, v. 38, n. 2, p. 147-164, . (09/06898-3)