Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo entre a realidade da exposicao ocupacional ao xilol em laboratorios de analise clinicas e patologicas com laboratorios de ensino e pesquisa.

Processo: 06/50602-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Angela Maria Magosso Takayanagui
Beneficiário:Gabriela Levorato Pereira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ocupacional   Saúde ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exposicao Ocupacional Ao Xilol | Saude Ambiental | Saude Ocupacional

Resumo

A contaminação por resíduos químicos decorrentes de diferentes atividades atinge o solo, as águas, o ar, a vegetação, a fauna e a população podendo acarretar efeitos tóxicos, mutagênicos, carcinogênicos ou teratogênicos. Dentre os inúmeros produtos químicos produzidos e manipulados pelo homem, destaca-se o xilol, que pode gerar um risco de contaminação ambiental e de exposição humana, quando inadequadamente gerenciado, fazendo-se necessário uma avaliação de risco, como a monitorizarão biológica da substância ou de seu metabólito no sangue ou urina. Estudos demonstraram que existe uma correlação positiva entre as concentrações desse solvente e a excreção do seu metabólito, o ácido metil-hipúrico, na urina. Nesta pesquisa, pretende-se conhecer a realidade da saúde dos indivíduos expostos ao xilol, em laboratório de análises clínicas e patológicas do município de Ribeirão Preto-SP, que manipulam esse solvente, através da análise dos níveis de concentração do ácido metil-hipúrico na urina de 15 trabalhadores e de uma entrevista sobre a proteção no manuseio do xilol, assim como o grau de conhecimento acerca dos efeitos desse solvente na saúde e as manifestações clínicas referidas pelos funcionários. Os dados obtidos serão comparados com os dados levantados em uma pesquisa anteriormente realizada em laboratórios de ensino e pesquisa, utilizando-se, inicialmente o teste não-paramétrico de Kolmogorov-Smimov para testar a normalidade e o programa SPSS para as análises estatísticas desta investigação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)