Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo comparativo sobre o processo de construcao da categoria alunos nas estatisticas educacionais, no brasil e em portugal (1890-1960).

Processo: 01/11452-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Cynthia Pereira de Sousa
Beneficiário:Fernanda Meirelles Favaro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dados censitários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Categoria Alunos | Dados Censitarios | Estatisticas Educacionais | Revistas Pedagogicas

Resumo

Este projeto pretende contribuir para o estabelecimento das bases teóricas e conceituais com vistas a uma análise histórica e comparada da realidade escolar portuguesa e brasileira, por meio do levantamento de dados censitários e estatísticas nacionais e internacionais, mediante a utilização de fontes privilegiadas, tais como revistas pedagógicas brasileiras, previamente selecionadas, e que cobrem o período que vai de 1890 a 1960. Buscamos examinar como a categoria "alunos" (aí compreendidas as alunas) é construída pela escola, ou seja, como se deu o processo por meio do qual as crianças são transformadas em alunos na "escola de massas", como a criança é configurada em uma "norma" de aluno - o aluno-padrão, o aluno-referência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)