Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de bacilus subtilis e escherichia coli como indicadores biologicos expressando a proteina verde fluorescente (gfpuv) em processos de esterilizacao.

Processo: 04/07956-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Thereza Christina Vessoni Penna
Beneficiário:Letícia Celia de Lencastre Novaes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade térmica   Indicadores biológicos   Esterilização   Escherichia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacillus Subtlis | Escherichia | Estabilidade Termica | Esterilizacao | Gfpuv | Indicador Biologico

Resumo

Devido à importância da validação dos processos de esterilização, toma-se necessária a utilização de um indicador biológico que apresente resultados precisos e rápidos sobre a eficiência do processo de esterilização. A utilização da microscopia de fluorescência associada à espectrofotometria de fluorescência para a leitura de microrganismos sobreviventes aos processos de esterilização, constitui-se em método rápido e preciso, uma vez que as etapas de incubação e semeadura para contagem de sobreviventes do procedimento convencional podem ser otimizados. O objetivo básico deste projeto é utilizar a proteína verde fluorescente, GFPuv, como marcador de indicadores biológicos (esporos de Bacillus subtilis e células de Escherichia coli), permitindo em 2 a 4 horas a confirmação do nível de esterilidade do item critico considerado entre usuários, prevenindo a contaminação cruzada entre pacientes debilitados, e a disseminação de doenças emergentes. O projeto propõe a utilização de cepas de B. subtilis modificadas que expressam GFPuv e a adequação das mesmas como indicadores biológicos em tratamentos térmicos e por agentes químicos, como o cloro e o óxido de etileno. Pretende-se a determinação da cinética de crescimento e de inativação térmica dos microrganismos geneticamente modificados comparando-os com aqueles padrões, não modificados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)