Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabilidade da gfpuv em solucoes de glicose e em diferentes solucoes-tampao comparacao com esporos de bacillus subtilis.

Processo: 03/10762-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Thereza Christina Vessoni Penna
Beneficiário:Juliana Sayuri Kunimura
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade térmica   Indicadores biológicos   Bacillus subtilis   Glicose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacillus Subtilis | Estabilidade Termica | Gfpuv | Glicose | Indicador Biologico | Valor D

Resumo

Soluções Parenterais de Grande Volume (SPGV) são medicamentos destinados às reposições de perdas hídricas, eletrolíticas ou energéticas e utilizadas como veículos na administração de medicamentos (ANVISA, 1997). Sendo as soluções de glicose as formulações mais utilizadas no universo hospitalar, as etapas de produção das mesmas devem ser rigorosamente controladas, pois a menor contaminação microbiana pode comprometer a saúde do usuário. Esporos bacterianos de B. subtilis são indicados como indicadores biológicos (IB) na avaliação do desempenho e condições de operação de procedimentos de autoclavação. A proteína verde fluorescente recombinante (GFPuv) foi escolhida para ser estudada como potencial IB na aferição da eficiência dos procedimentos elencados devido apresentar rapidez e precisão de resposta. O presente trabalho tem por objetivo comparar o comportamento de esporos de B. subtilis e da GFPuv, possibilitando a validação desta última, como um indicador biológico. Para isto, pretende-se estudar: (i) a influência das propriedades intrínsecas (pH, Aa, viscosidade, osmolaridade, condutividade) das soluções de glicose nas características térmicas da GFPuv; (ii) a. interferência dos componentes das soluções-tampão a serem utilizados (eletrólitos) nas propriedades intrínsecas das soluções de glicose; (iii) a estabilidade térmica no intervalo de temperaturas entre 85°C e 104ºC, da GFPuv; (iv) os parâmetros cinéticos de destruição térmica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)