Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de percepções de crianças do primeiro ciclo do ensino funda mental sobre o conceito de número

Processo: 05/51378-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo de Sousa
Beneficiário:Ana Paula Hanke da Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Práticas pedagógicas   Métodos de ensino   Ensino e aprendizagem   Ensino de matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao

Resumo

As crianças, desde muito cedo, começam a construir o conhecimento matemático utilizando suas vivências cotidianas e informações recebidas do meio onde estão inseridas. Dessa forma, o papel do professor é considerar o conhecimento que a criança possui e a partir daí, organizar sua prática pedagógica. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é investigar as elaborações que crianças das séries iniciais fazem enquanto vivenciam atividades de ensino sobre o conceito de número, tendo como referencial as teorias de cognição. Aqui entende-se que o número é uma relação construída internamente pelo indivíduo. Durante o desenvolvimento da pesquisa, toma-se necessário acompanhar aulas de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental para observar e analisar as atividades de ensino propostas pelos professores. A pesquisa é qualitativa e damos a ela a especificidade de estudo de caso. Serão envolvidas no estudo duas classes das séries iniciais da rede estadual de ensino da cidade de Presidente Prudente. Ao término da pesquisa, pretende-se discutir e analisar juntamente com professores do primeiro e do Segundo ciclo do Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente os resultados obtidos e atividades de ensino que envolvem o conceito de número presentes nas metodologias utilizadas durante o estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)