Busca avançada
Ano de início
Entree

A criança e a poesia na escola

Processo: 98/15537-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1999
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Beneficiário:Débora Cristina Ferreira Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Poesia   Fantasia   Imaginação infantil   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Generos Poeticos | Jose Paulo Paes | Poesia Infantil | Poesia Na Escola

Resumo

A linguagem poética destaca-se como um dos mais adequados instrumentos didáticos na formação de uma sensibilidade para o texto literário, porém, a poesia entra na escola marginalmente e o contato dos alunos com este tipo de texto numa abordagem que respeite a especificidade do gênero é muito raro. Muitos afirmam que a relação criança/poesia é impossível. No entanto, psicólogos desmentem tal afirmação, pois demonstram que a fantasia e a brincadeira estão presentes nestes dois universos. Para que a poesia possa desempenhar seu verdadeiro papel é necessário que a escola reformule sua maneira de ver e de ensinar tal assunto, criando estratégias didáticas que sejam agradáveis e que estimulem a imaginação dos seus alunos, permitindo que eles possam usufruir dos aspectos poéticos da linguagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)