Busca avançada
Ano de início
Entree

"cidadao do mundo" as narrativas orais e escritas como subsidios na formacao e na emancipacao de alunos jovens e adultos.

Processo: 04/14561-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Raquel Lazzari Leite Barbosa
Beneficiário:Fabio Jose dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Narrativa   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Educacao E Emancipacao | Educaco De Jovens E Adultos | Leitura | Narrativas

Resumo

O presente trabalho consiste em oferecer ao educando jovem e adulto a oportunidade de construir um conhecimento no qual possa dar voz a suas experiências, a seus conhecimentos cotidianos, para a partir daí transformá-los em conhecimento escolarizado. A utilização do expediente das narrativas orais e escritas, serão construídas pelo grupo como meio de expressar as experiências vivenciadas. Essas experiências serão adquiridas por meio do estudo de eixos temáticos significativos aos desafios do novo contexto histórico, de visitas a instituições locais e de produção e envio de cartas às instituições nacionais e globais. Essas narrativas serão, ainda, interpretadas à luz da análise do discurso, visando compreender o comportamento dos educandos, no que concerne a ideologia da classe dominante expressa no discurso do próprio excluído. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)