Busca avançada
Ano de início
Entree

Afericao de instrumentos para avaliacao pos-ocupacao: o caso das escolas de ensino fundamental e a satisfacao dos alunos de menor faixa etaria.

Processo: 08/54088-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Sheila Walbe Ornstein
Beneficiário:Thais Molon Grotti
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de desempenho   Avaliação pós-ocupação   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Desempenho | Avaliacao Pos Ocupacao | Edificio Escolar | Ensino Fundamental | Projeto Pedagogico | Qualidade Arquitetonica

Resumo

O presente projeto de iniciação científica pretende desenvolver uma pesquisa sobre a aferição e a aplicação de instrumentos para Avaliação Pós-Ocupação (APO) em escolas públicas de Ensino Fundamental. A APO aplicada a edifícios escolares de Ensino Fundamental pretende desenvolver e aperfeiçoar os instrumentos necessários para a análise do ambiente escolar relacionando-o à qualidade da educação. Para isso, serão selecionados como estudos de caso, dois edifícios escolares, construídos pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Os edifícios a serem analisados representam as tendências mais recentes da arquitetura escolar pública promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. Pretende-se analisar critérios como funcionalidade, acessibilidade, conforto ambiental, adequação das instalações, sistema construtivo e satisfação dos usuários (alunos, professores e funcionários) a partir de métodos de APO que consideram tanto a opinião dos usuários como a avaliação feita pelos especialistas. Será dado ênfase à aplicação e à aferição de instrumentos interativos e contemplando elementos visuais, no caso dos usuários crianças de 06 a 10 anos de idade. Os resultados obtidos poderão ser utilizados como referência para a qualidade de projetos de novos edifícios, e também para o aperfeiçoamento dos instrumentos de APO. A pesquisa em questão se insere numa pesquisa mais ampla, de caráter internacional, sob responsabilidade do Programme on Educational Building (PEB), da Organisation for Economic and Co-Operation Development (OECD) [www.oecd.org] e integra as atividades acadêmicas conjuntas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) [www.fde.sp.gov.br]. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)