Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da associacao de fosfatidilcolina com tensoativos nao ionicos, na formacao de microemulsoes lipidicas contendo glicerideos de cadeia media.

Processo: 99/09366-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Anselmo Gomes de Oliveira
Beneficiário:Erika Liyuco Takata
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Tensoativos   Glicerídeos

Resumo

O campo das microemulsões (ME) têm sido de interesse no desenvolvimento de novos sistemas de liberação de fármacos, uma vez que as me podem aumentar a eficiência terapêutica de fármacos de uso corrente em terapêutica. Fosfolipídeos têm sido utilizados como estabilizantes para ME, em razão de sua alta biocompatibilidade. Entretanto, os sistemas obtidos possuem pouca capacidade de absorção de água. Tensoativos não iônicos hidrofílicos associados aos fosfolipídeos têm despertado grande interesse nesse sistema pela possibilidade de aumentar significantemente a quantidade de fase aquosa incorporada. Nesse trabalho, propõe-se estudar o efeito da associação de tensoativo não iônico com fosfatidilcolina na formação e habilidade de incorporação de água de sistemas microemulsionados e, através de diagramas de fase, os limites da existência de me estáveis. (AU)