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Análise da rota de veículos na coleta de lixo séptico

Processo: 02/02467-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Pesquisador responsável:Luzenira Alves Brasileiro
Beneficiário:José Luiz Camarero Neto
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Roteirização   Coleta de resíduos sólidos   Coleta de resíduos urbanos   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleta | Lixo Septico | Rotas | Roteirizacao | Sig-T | Transporte

Resumo

A proposta da pesquisa é analisar a roteirização de veículos na coleta de lixo séptico sob a forma convencional, que é definida por método empírico, e posteriormente simular uma nova roteirização por método computacional, através de software provido de Sistema de Informação Geográfica para Transportes (SIG-T), a fim de comparar os dois tipos de roteirização. A distância, o tempo e o custo de viagem serão os parâmetros adotados para a análise das rotas. A priori, o estudo de caso será realizado para Araçatuba - SP, que tem aproximadamente 170.000 habitantes, sendo considerada como cidade de porte médio. A forma convencional de coleta do lixo séptico será caracterizada através de coleta de dados. Esses dados servirão como base para simular rotas através do software TransCAD, que é um SIG-T. As rotas determinadas pelos métodos empírico e computacional serão analisadas na intenção de se indicar a melhor rota na coleta do lixo séptico estudado. A melhor rota será definida como aquela que apresentará menor custo de transporte, proveniente de menor distância e/ou tempo de viagem obtido para realizar o serviço. (AU)

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