Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da exposicao materna ao extrato de turnera diffusa sobre aspectos reprodutivos: avaliacao histologica gonadal e produtos da gestacao.

Processo: 06/60956-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Cherici Camargo
Beneficiário:Amanda Cia Hetzl
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Histologia   Ovário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Histologia | Ovarios | Produtos Da Gestacao | Turnera Diffusa

Resumo

O uso de plantas medicinais tem sido uma prática comum entre todas as classes sociais em diversas regiões do mundo, com o intuito de tratar e curar doenças. Na América Latina, inclusive no Brasil, a Turnera diffusa é amplamente utilizada como afrodisíaco para melhorar a performance sexual feminina e masculina. Embora esta planta seja usada na medicina popular, não foram obtidos relatos morfológicos a respeito dos efeitos da Turnera diffusa sobre a estrutura gonadal das fêmeas, visto que outras ervas medicinais tenham acarretado modificações nos ovários. Assim, o projeto visa avaliar os efeitos da Turnera diffusa, sobre a estrutura tecidual dos ovários de ratas matrizes, e os produtos da gestação provenientes do acasalamento entre matrizes tratadas e machos controles. Ratos machos (n=20) e fêmeas (n=20), sexualmente maduros, da linhagem Wistar, serão distribuídos em dois grupos: A) machos e fêmeas controles (tratados com solução fisiológica) e, B) machos controles e fêmeas tratadas com o extrato da planta (10 ml/Kg de peso vivo, 2 vezes ao dia durante 15 dias consecutivos). De cada grupo, 10 fêmeas serão sacrificadas após o tratamento, para avaliação histológica dos ovários, e, 10 fêmeas serão acasaladas com machos não tratados, para avaliação dos produtos da gestação. A estrutura morfológica gonadal feminina será avaliada em microscopia de luz, e os parâmetros referentes aos produtos da gestação serão obtidos e analisados estatisticamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)