Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos comparativos da contractilidade do gel de colageno gerado por fibroblastos humanos provenientes de pele normal, de cicatrizes hipertroficas e queloidianas.

Processo: 98/15477-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Marcus Castro Ferreira
Beneficiário:André Oliveira Paggiaro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cicatrizes Hipertroficas | Cicatrizes Queloides | Contractibilidade | Fibroblastos Humanos | Gel De Colageno

Resumo

A cicatrização consiste em um processo fundamental para a vida. Evento importante na cicatrização é a contração do tecido conjuntivo recém-sintetizado pelos fibroblastos, que cursa geralmente com uma pequena cicatriz linear sobre a pele. Entretanto esse processo pode transcorrer de maneira anormal, formando as cicatrizes hipertróficas e os quelóides. O nosso protocolo visa estabelecer o modelo experimental que possibilite a incorporação de fibroblastos de peles normais, cicatrizes hipetróficas e queloideanas em um gel de colágeno potencialmente contrátil. Desta maneira, será possível realizar o estudo comparativo entre as alterações do diâmetro do gel, após a inclusão das células provenientes dos diferentes tipos de cicatrizes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)