Busca avançada
Ano de início
Entree

Christian Boltanski e Rosângela Rennó: a identidade individual e nacional superada no coletivo?

Processo: 07/52910-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Domingos Tadeu Chiarelli
Beneficiário:Thiago Gil de Oliveira Virava
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea   Crítica de arte   Fotografia   Fotógrafos   Identidade nacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Christian Boltanski | Critica De Arte | Fotografia | Historia Da Arte No Brasil | Rosangela Renno

Resumo

O projeto tem como objetivo traçar um estudo comparativo de parte das produções dos artistas Christian Boltanski e Rosângela Rennó, tendo como foco as obras em que ambos se utilizam de fotografias anônimas ou destituídas de intenção artística. Tomando por base a idéia proposta por autores como Arthur Danto e Benjamin Buchloh, de que a arte contemporânea se diferencia da arte moderna por se desvincular de noções como gênio criativo, estilo e especificidades de linguagem, tomando-se então um estilo de "usar estilos", onde a apropriação de imagens é muito presente, proponho realizar este estudo situando a produção desses artistas dentro desse novo contexto, que surge com força em meados da década de 1960. Além disso, observando as produções de ambos nota-se que a questão da memória e da identidade é muito presente. Com base nisso, refletir sobre a maneira como essas questões se configuram em suas produções será importante. No caso de Rosângela Rennó, é possível observar que a artista problematiza a noção de identidade nacional brasileira, que desde o modernismo esteve presente em nossa arte. Portanto, será interessante estudar como essa questão se apresenta em sua obra. Outro aspecto importante que vale ressaltar, é o estudo de textos de Vilém Flusser e Andreas Müller-Pohle, que propõe uma abordagem teórica da fotografia pensando seus meios de produção, distribuição e recepção, cujos conceitos são possíveis associar a determinados aspectos das obras de Boltanski e Rennó. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)