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Resposta complexa de um sistema rotor-mancais hidrodinbmicos.

Processo: 07/50721-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Beneficiário:Pedro Menezes Santana
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica de rotores   Mancais hidrodinâmicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Modal Complexa | Dinamica De Rotores | Mancais Hidrodinamicos

Resumo

A análise modal tradicional aplicada à dinâmica de rotores, não consegue identificar claramente os modos de vibração presentes neste tipo de máquina, devido à sua inerente assimetria das matrizes de rigidez e amortecimento, gerada pela anisotropia nos mancais hidrodinâmicos ou efeitos giroscópicos do rotor. A formulação de variáveis complexas na análise modal possibilita uma melhor análise da dinâmica de rotores, pois permite a separação entre os modos direto e retrógrado do rotor. Os modos retrógrados têm um efeito negativo sobre o rotor, pois tensões são geradas devido à vibração contrária à rotação do eixo, por isso este fenômeno tem grande importância na análise dinâmica de uma máquina rotativa. Com a formulação complexa, os parâmetros de deslocamento do eixo são representados como vetores. Portanto, são incorporados os sentidos de rotação à função de resposta em freqüência (função de resposta em freqüência direcional). Neste trabalho, serão aplicados os conceitos de elementos finitos, diferenças finitas e análise moda complexa no cálculo da resposta de um sistema rotativo. Esses conceitos serão utilizados no desenvolvimento de um programa para cálculo da resposta em freqüência do sistema, para diversas configurações de eixo-mancais hidrodinâmicos, sob excitações unidirecionais no eixo, e por desbalanceamento de massa. Também serão analisadas, através das simulações, as influências dos diversos componentes na resposta complexa do rotor. (AU)

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