Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resistencia de uniao a tracao de pinos de fibra de carbono cimentados em canais radiculares de dentes bovinos, tratados endodonticamente.

Processo: 06/52401-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Silvio Jose Mauro
Beneficiário:Carla Corrêa Mendes Gouvêa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à tração   Adesivos dentinários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pinos De Fibra De Carbono | Resistencia A Tracao | Sistema Adesivo

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar a resistência de união à tração de pinos de fibras de carbono (/Estheti-Post - Bisco) cimentados em canais radiculares de dentes bovinos tratados endodonticamente, utilizando dois sistemas adesivos, um dual (All Bond® 2 - Bisco), e um fotoativado (One Step™ - Bisco) em dentina seca ou úmida. Para tal propósito, serão utilizados 60 dentes bovinos que terão suas raízes seccionadas de suas coroas, e estas desprezadas. Os canais das 60 raízes bovinas serão tratados endodonticamente, a região coronária selada e armazenadas por 7 dias. Após a obturação radicular será removida em 10 mm de comprimento e no seu interior cimentados pinos de fibra de carbono de acordo com os seguintes grupos: GI 1 - dentina seca + adesivo dual; GI 2 - dentina seca + sistema adesivo fotoativado GII 1 - dentina úmida + adesivo dual e GII 2 - dentina úmida + sistema adesivo fotoativado. Após a dentina radicular ter recebido condicionamento com ácido fosfórico, aplicação do sistema adesivo de acordo com cada grupo experimental será cimentado, em seu interior, pinos de fibra de carbono com cimento Rely-x (3M do Brasil). Após 7 dias de armazenamento, as raízes serão acopladas em uma máquina de ensaio universal (EMIC) e os pinos submetidos a um esforço de tração. Os resultados observados serão expressos em MPa, e submetidos ao teste estatístico de Analise de Variância a dois critérios de classificação e se observado diferença estatisticamente significante será aplicado o teste de Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)