Busca avançada
Ano de início
Entree

Inter-relacao eletrofisiologica da nucleo paratrigeminal com o nucleo do trato solitario e a area bulbar rostral ventro lateral: envolvimento da substancia p.

Processo: 99/06606-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 10 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Charles Julian Lindsey
Beneficiário:Lidia Vieira Dantas
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Substância P   Eletrofisiologia   Núcleo solitário   Núcleo paratrigeminal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrofisiologia | Nts | Nucleo Paratrigeminal | Rvlm | Substancia P

Resumo

Microinjeções de bradicinina (BK) no Núcleo Paratrigeminal (Pa5) de ratos normotensos acordados produzem um significativo aumento da pressão arterial basal. Resultados recentes do laboratório mostram que a Substância P (SP), uma neurocinina com efeitos centrais e periféricos emelhantes à BK, microinjetada no Pa5 também produz um efeito pressor. Dados do laboratório (trabalho submetido) mostram que o Pa5 possui projeções neuroanatômicas para o trato solitário (Sol) e a área bulbar rostral ventrolateral (RVLM). Por outro lado, registros eletrofisiológicos evidenciaram as ligações funcionais entre o Pa5, o NTS e o RVLM. O conhecimento preciso das interações eletrofisiológicas do Pa5 com as áreas bulbares que regulam a pressão arterial (NTS e RVLM) serão um passo essencial para a elucidação da sua inter-relação com estas estruturas. Tendo em vista a importância da Substância P a nível central e periférico, através dela pretendemos estudar as interções do Pa5. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)