Busca avançada
Ano de início
Entree

Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo: o gênero Manihot Mill. (Euphorbiaceae s.l.)

Processo: 10/08016-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Letícia Ribes de Lima
Beneficiário:Priscila Orlandini
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Florística   Manihot
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Euphorbiaceae s | Flora Fanerogâmica | florística | I | Manihot | São Paulo | taxonomia vegetal | Florística

Resumo

As Euphorbiaceae s.l. são uma das mais diversificadas e complexas famílias de angiospermas, compreendendo cerca de 330 gêneros agrupados em 52 tribos e cinco subfamílias, constituindo a sexta maior família dentre as angiospermas. O centro de diversidade da família encontra-se na região indomalaia, mas a região dos trópicos do Novo Mundo constitui uma área onde também ocorrem muitas espécies. Na família Euphorbiaceae, o gênero Manihot destaca-se, principalmente, pela complexidade taxonômica. Trata-se de um gênero Neotropical, com cerca de 98 espécies, distribuídas desde o Texas até a Argentina. No Brasil, o levantamento mais recente aponta para a ocorrência de 47 espécies. Espécies do gênero estão distribuídas por todo o país, mas os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais podem ser considerados os centros de diversidade de Manihot no Brasil, visto que nesses estados é encontrada a maior riqueza de táxons. Manihot esculenta Crantz e suas variedades, popularmente conhecidas no Brasil como "mandioca", "maniçoba" ou "macaxeira" detém grande parte do interesse econômico atual do gênero por serem amplamente utilizadas na culinária sul-americana. O Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo tem como objetivo o levantamento completo de todas as espécies ocorrentes no estado e sua publicação sob a forma de monografias. O objetivo do presente trabalho é confeccionar a monografia do gênero Manihot para o supracitado projeto, contribuindo assim, para o término da monografia da família Euphorbiaceae s.l. como um todo. Além disso, esse trabalho visa buscar um melhor conhecimento e circunscrição das espécies que ocorrem no estado, bem como apresentar o levantamento de informações sobre morfologia, biologia, distribuição geográfica e informações relevantes sobre os táxons estudados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRISCILA ORLANDINI; LETÍCIA RIBES DE LIMA. Sinopse do gênero Manihot Mill. (Euphorbiaceae) no Estado de São Paulo, Brasil. Hoehnea, v. 41, n. 1, p. 51-60, . (10/08016-5)