Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos editoriais como forma de adequacao ao publico: o caso dos terminais automaticos de venda de livros nas estacoes de metro da cidade de sao paulo

Processo: 09/50734-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Samira Youssef Campedelli
Beneficiário:Bóris Fatigati da Silva
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing editorial   Mercado editorial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Habitos De Leitura | Livros Populares | Marketing Editorial | Mercado Editorial

Resumo

Implantados pela empresa 24x7 cultural nas estações do metrô da cidade de São Paulo, os terminais automáticos de venda de livros constituem uma das mais eficazes ações de barateamento do livro impresso e aproximação do mesmo com públicos ainda não explorados. A importância desse modelo de vendas na renovação da percepção do livro, especialmente pelas camadas urbanas de baixa renda, é o objeto que será estudado aqui, através da análise doa mecanismos editoriais que buscam se moldar ao consumidor almejado. Para tal estudo, serão utilizadas análises do mercado editorial brasileiro e títulos sobre os hábitos de leitura da população, além de títulos sobre design editorial e linguagem. Além da bibliografia acima exposta, as principais fontes de pesquisa utilizadas serão: a empresa 24x7 cultural e a divisão cultural do metrô da cidade de São Paulo. O projeto visa relacionar as ações editoriais (ou mesmo as ações de outros atores do processo de circulação do livro) à recepção do produto livro por parte do público. Também descreverá algumas dessas ações, buscando identificar no conjunto das mesmas quais fatores determinam o diferencial do modelo de vendas estudado. A metodologia aplicada será baseada na análise semanal dos terminais de vendas e na leitura e análise de títulos ali comercializados, selecionados a partir de critérios específicos da pesquisa. Os resultados da pesquisa serão analisados a partir da fundamentação teórica encontrada na bibliografia sobre mercado editorial e leitura, buscando delimitar a atuação deste modelo de vendas no mercado editorial brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)