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Queixa Vocal e Impacto da Disfonia na Qualidade de Vida

Processo: 08/10954-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Alcione Ghedini Brasolotto
Beneficiário:Nathália Bócca Lourenço Machado
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Disfonia   Voz   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:disfonia | Qualidade De Vida | voz | Voz

Resumo

A voz é um dos meios mais importantes de comunicação, pois permite a expressão de pensamentos e emoções, criando o contato entre os indivíduos e estabelecendo as relações interpessoais. A disfonia é um distúrbio da comunicação oral, no qual a voz não consegue cumprir seu papel básico de transmissão da mensagem verbal e emocional de um indivíduo e os pacientes com essas alterações freqüentemente referem limitações, dificuldades ou até mesmo impedimentos, tanto de natureza física como emocional, social ou profissional. A qualidade de vida relacionada à voz demonstra o real impacto causado por essas alterações na vida desses indivíduos e é importante para a compreensão de como o paciente lida com essas dificuldades, além de fornecer informações que poderão ser utilizadas para um melhor direcionamento do tratamento. A avaliação da opinião do próprio paciente sobre sua voz e sobre os prejuízos que as disfonias podem causar na sua qualidade de vida pode ser feita por meio dos protocolos de auto-avaliação. O objetivo é investigar, junto a um grupo de indivíduos disfônicos, a correlação dos dados dos protocolos QVV (Qualidade de Vida em Voz) e IDV (Índice de Desvantagem Vocal) para verificar as contribuições específicas de cada instrumento na prática da mensuração da qualidade de vida relacionada à voz e comparar os escores dos diversos domínios desses protocolos de acordo com as queixas principais dos pacientes. Serão analisados dados de 100 prontuários de pacientes atendidos na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), por meio de levantamento retroativo. Será realizada a anotação das queixas principais dos pacientes contidas no relatório de anamnese que, posteriormente, serão categorizadas segundo sua natureza e apresentadas em tabelas contendo o número de queixas de cada natureza, assim como a transferência dos dados dos protocolos QVV e IDV para uma planilha a fim de ser feita a contagem dos escores de cada protocolo. Os resultados das categorias de queixas e dos escores dos protocolos serão apresentados em tabelas e será realizado teste estatístico para verificar a correlação entre os protocolos e se há melhor qualidade de vida em voz ou maior desvantagem vocal de acordo com as queixas dos pacientes.

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