Busca avançada
Ano de início
Entree

Escala de padrões de desempenho em informática educacional: estudo de validade

Processo: 04/08096-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
Beneficiário:Gisele de Sousa Franco
Instituição Sede: Unidade Acadêmica Área de Ciências Humanas e Sociais. Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Psicometria   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Escala | Informatica Educacional | Professores | Psicometria | Validade

Resumo

O uso de tecnologias informatizadas é essencial atualmente para viabilizar o acesso às informações, visando melhorar a produtividade pessoal e profissional. Segundo o International Society for Technology in Education (ISTE) é necessário que o professor tenha habilidades para utilizar ferramentas tecnológicas na educação. É, portanto, fundamental analisar quais variáveis estão associadas aos padrões de desempenho docente relativos ao uso da tecnologia educacional. Sendo assim, o presente estudo irá correlacionar os fatores do Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal com o desempenho dos professores na EPDIE. Participarão da pesquisa 150 professores do Ensino Básico que concordarem em participar do estudo, assinando o termo de consentimento esclarecido. Os instrumentos utilizados serão a Escala de Padrões de Desempenho em Informática Educacional (EPDIE) e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade. Os professores que assinarem o Termo de Consentimento receberão a EPDIE e responderão individualmente, sem o auxílio do pesquisador. Na semana seguinte eles responderão o Inventário. Será realizada a análise estatística descritiva relativa à caracterização dos sujeitos. Será verificada a correlação entre os resultados obtidos na EPDIE e no Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, a fim de testar-se as hipóteses propostas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)