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Inducao de regras de conhecimento utilizando computacao evolutiva multi-objetivo e rankings.

Processo: 07/01259-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista
Beneficiário:Rafael Giusti
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Aprendizado computacional   Computação evolutiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Aprendizado Multi-objetivo | computação evolutiva | Rankings | Inteligência Artificial

Resumo

Aprendizado de Máquina - AM - é uma sub-área de Inteligência Artificial - IA - que estuda métodos computacionais para adquirir novos conhecimentos de forma automática ou semi-automática. O conhecimento induzido pode ser representado simbolicamente, ou seja, de forma inteligível para o usuário. Tipicamente, algoritmos de AM simbólicos têm como objetivo extrair um conjunto de regras de conhecimento, ou classificador, que possa ser utilizado na previsão das classes de casos que não foram vistos a priori pelo algoritmo. Em outras palavras, o objetivo do classificador induzido pelo algoritmo de aprendizado é obter uma boa precisão na classificação de novos casos. Assim, os classificadores simbólicos tendem a negligenciar outras propriedades das regras que os constituem. Uma outra abordagem é a indução de regras de conhecimento com propriedades específicas, ou seja, regras que possuam outras qualidades além da precisão e cobertura, por exemplo. O ambiente computacional SnifferECLE e a biblioteca orientada a objetos ECLE utilizam uma abordagem evolutiva para construir regras de conhecimento que priorizem uma ou mais medidas de avaliação de regras. Um dos desafios encontrados nessa abordagem é a composição de duas ou mais medidas de avaliação de regras. Neste trabalho está-se interessado em aprofundar a pesquisa sobre a utilização de rankings como forma de compor e integrar duas ou mais medidas de desempenho ao algoritmo baseado em Computação Evolutiva da biblioteca ECLE.

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