Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de agentes clareadores caseiros contendo peróxido de carbamida a 10% e peróxido de hidrogênio a 7,5% na microdureza do esmalte dental hígido submetido ao clareamento de manutenção (reclareamento)

Processo: 05/55444-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Roberta Tarkany Basting Höfling
Beneficiário:Robson Tetsuo Sasaki
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente   Esmalte dentário   Microdureza   Peróxido de carbamida   Peróxido de hidrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clareamento Dental | Esmalte | Microdureza

Resumo

O objetivo deste trabalho in vitro é avaliar o efeito de dois agentes clareadores contendo peróxido de carbamida a 10% ou peróxido de hidrogênio a 7,5% na microdureza do esmalte dental hígido submetido ao clareamento de manutenção (reclareamento). Serão avaliados uma marca comercial de peróxido de carbamida a 10% (Platinum/Colgate-Palmolive) e outra de peróxido de hidrogênio a 7,5% (Day White 2Z/Discuss Dental). O grupo controle será constituído por fragmentos que não receberão agentes de tratamento. Serão utilizados 60 fragmentos dentais humanos de esmalte hígido (n=20). Os agentes de tratamento serão aplicados pelo período de 1 hora diária e permanecerão durante as restantes 23 horas diárias em solução de saliva artificial, num total de 42 dias. Durante um período de 6 meses, os fragmentos serão armazenados em saliva artificial. Decorrido esse tempo, os fragmentos serão submetidos ao procedimento de manutenção (reclareamento) por 14 das. Ensaios de microdureza serão realizados nos tempos baseline, após 14, 26 e 42 dias do início da fase de tratamento e 14 dias da fase pós-tratamento. Ensaios de microdureza também serão realizados 6 meses após o termino do clareamento, 14 dias após a aplicação dos agentes de tratamento na fase de manutenção e após 14 dias da aplicação de retratamento de seis meses. Os resultados serão submetidos à análise estatística para se avaliar a microdureza dos diferentes grupos em função do tempo e dos procedimentos efetuados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)