Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepcoes sobre criatividade e sua importancia para o arte-educador.

Processo: 07/51470-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Luiza Helena da Silva Christov
Beneficiário:Peticia Machado de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Professores   Criatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Educacao | Criatividade | Ensino E Arte | Professores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos estudar diferentes concepções sobre a palavra criatividade no âmbito da arte-educação e da psicologia da educação, com recorte para autores dos últimos dez anos: 1997 a 2007. Tal estudo inclui ainda o discurso de arte-educadores da cidade de São Paulo para confronto com literatura e para reflexão sobre a relevância do conceito de criatividade na prática docente. A pesquisa está proposta para o período de seis meses, de julho a dezembro de 2007 e como procedimentos metodológicos incluirá entrevistas e análise de bibliografia. O grupo de arte-educadores a ser entrevistado conta com 10 professores de educação básica que atuam também em projetos educacionais não formais e participam de grupo de pesquisa sobre Arte e Formação de educadores do Instituto de Artes da Unesp. As referências teóricas elaboradas neste momento inicial contemplam as contribuições de Torrance e Piaget, mas a presente proposta de pesquisa prevê, como dito acima, a ampliação deste referencial em contato com as teorias de outros autores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)