Busca avançada
Ano de início
Entree

Procedimentos de avaliacao do vigor de sementes de quiabo(abelmoschus esculentus (l.) mench) e de alface lactuca sativa l.), incluindo a analise de imagens.

Processo: 06/58421-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Julio Marcos Filho
Beneficiário:Ana Lúcia Pereira Kikuti
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de imagens   Raios X   Vigor   Plântulas   Sementes   Germinação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Imagens | Germinacao | Plantulas | Raio-X | Sementes | Vigor

Resumo

A técnica de análise de imagens tem proporcionado resultados relevantes para vários segmentos da tecnologia de sementes. Desse modo, a pesquisa proposta tem os seguintes objetivos: a) verificar a relação entre a morfologia, particularmente do embrião, e o potência) fisiológico de sementes de quiabo e de alface, b) estudar procedimentos alternativos para a avaliação do vigor de sementes, associando a análise digitai de imagens de plântulas (SVIS) ao uso de testes de raios-X. Será determinado o procedimento para radiografar as sementes de cada espécie, utilizando-se amostras de lotes de dois cultivares de quiabo e de dois de alface, que serão submetidas a várias intensidades e períodos de exposição a radiações. Para a verificação da eficiência da técnica de análise de imagens de plântulas, estas serão "escaneadas" e as imagens serão processadas automaticamente com o uso do "software" SVIS, obtendo-se informações referentes a índices de vigor e uniformidade de desenvolvimento. Serão conduzidos testes de germinação, de envelhecimento acelerado tradicional e com solução salina e de emergência de plântulas, visando à identificação da relação existente entre os métodos convencionais de determinação do vigor de sementes e a técnica de análise de imagens. Durante a pesquisa as sementes serão armazenadas em ambiente de laboratório. Os testes serão conduzidos com intervalos de 90 dias, durante 12 meses, para cada espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)