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Os direitos humanos e a inclusão das pessoas com deficiência na sala de aula

Processo: 07/51835-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Janete Costa da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos humanos   Direito à educação   Política educacional   Educação inclusiva   Educação para deficientes   Inclusão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Humanos | Educacao Inclusiva | Politicas Educacionais

Resumo

Este projeto foi motivado pelas raízes históricas do descaso, da segregação e do preconceito em relação às pessoas com deficiência, bem como a dificuldade da sociedade em aceitar o diferente e também garantir seu direito à educação. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é analisar de que maneira está acontecendo a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola da rede pública Estadual de ensino de Marília no Estado de São Paulo, e qual é a concepção dos/as educadores/as: (professores/as, coordenador/a e diretor/a), sobre Direitos Humanos e direitos dos deficientes. Apesar de haver, atualmente, políticas de inclusão, é importante conhecer a visão desses/as profissionais, sobre a inserção desses/as alunos/as na rede regular pública, pois são eles/as que irão concretizar a política educacional na escola, além de conhecer a forma que está se dando o processo de inclusão nas escolas. Para tanto, faz-se necessário uma abordagem de pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, através de análise bibliográfica acerca do tema, de análise documental, entrevista com os/as educadores/as e observação no espaço escolar. Tenho como hipótese inicial, que crianças e adolescentes com deficiência não estão recebendo uma educação apropriada, seja por falta de profissionais qualificados ou por falta de recursos, apesar de constatar nos documentos que tratam dos direitos desses/as crianças e adolescentes e na legislação educacional, que a educação inclusiva está contemplada. (AU)

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