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O conselho tutelar da zona norte de Osasco e a sua atuação no espaço escolar

Processo: 06/61131-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Sheila Agda Ribeiro da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos humanos   Conselho tutelar   Ambiente escolar   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho Tutelar | Direitos Humanos | Educacao

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar como será realizada a atuação do Conselho Tutelar da zona norte de Osasco (SP) no espaço escolar. Para tanto, numa abordagem de pesquisa qualitativa através de análise bibliográfica acerca do tema, de análise documental, entrevistando os (as) conselheiros (as), a administração de duas escolas e também a alguns (as) educadores (as) das escolas, uma da periferia e outra de um bairro cujos moradores encontram-se num nível sócio-econômico mais elevado. Dessa forma o estudo me possibilitará equiparar a atuação do Conselho Tutelar em cada uma delas. Tenho como hipótese inicial, e as pesquisas têm mostrado problemas com o desenvolvimento do trabalho do Conselho Tutelar, além de uma visão errônea acerca do papel desse órgão, que foi criado para auxiliar e assegura os direitos da criança e do adolescente. Portanto pretendo observar se, no Conselho Tutelar de Osasco (SP), isso também ocorre. Embora a educação seja um direito, as escolas têm dificuldades em garantir esse direito devido à grande demanda de alunos e problemas do cotidiano escolar, e é nesse contexto que intervém o Conselho Tutelar para auxiliar na defesa dos direitos da criança e do adolescente, contemplado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esse estudo trará informações relevantes para os profissionais que trabalham com crianças, principalmente profissionais da educação e do Conselho Tutelar. (AU)

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