Busca avançada
Ano de início
Entree

Materiais para celulas a combustivel de oxidos solidos: processamento e caracterizacao de catodos de lscf.

Processo: 03/08793-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:José Arana Varela
Beneficiário:Daniel Zanetti de Florio
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Células a combustível de óxidos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catodos | Lscf | Sofc

Resumo

As células a combustível de óxidos sólido estão em um estágio de desenvolvimento próximo ao limiar de comercialização. Porém, vários problemas, incluindo a redução dos custos desta tecnologia e a operação durante longos períodos em baixas temperaturas, devem ser resolvidos primeiro. Mais especificamente, por exemplo, ainda existem consideráveis discrepâncias no entendimento das etapas limitantes das reações de redução do oxigênio em cátodos. Nesse projeto de pesquisa se propõe a preparação de pós nanométricos de La0,8Sr0,2Co0,8Fe0,2O3-d (LSCF), utilizados como cátodos em células a combustível de óxidos sólidos. Os LSCF representam um alternativa aos cátodos de LSM, resolvendo problemas de compatibilidade entre o cátodos e o eletrólito. Porém As caracterizações microestrutural e de fases desses materiais serão feitas por microscopia eletrônica de varredura e medidas de difração de raios X, respectivamente. A caracterização elétrica será feita por medidas de espectroscopia de impedância eletroquímica em ampla faixa de freqüência, temperatura e pressão parcial de oxigênio, visando principalmente, contribuir para o entendimento dos fenômenos de polarização que acontecem nos eletrodos, nas interfaces eletrodo/eletrólito e na tripla fase reacional em células a combustível. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL Z. DE FLORIO; JOSÉ A. VARELA; FABIO C. FONSECA; ELIANA N. S. MUCCILLO; REGINALDO MUCCILLO. Direcionamentos da tecnologia industrial de células a combustível de óxidos sólidos. Química Nova, v. 30, n. 5, p. 1339-1346, . (03/08793-8, 99/10798-0)
M. P. RAMOS; D. Z. DE FLORIO; F. C. FONSECA. Síntese do anodo cerâmico La1-xSr xCr0,5Mn0,5O3 pela técnica dos precursores poliméricos. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 12, n. 1, p. 86-92, . (03/08793-8, 04/09803-0)