Busca avançada
Ano de início
Entree

Procedimentos estatisticos aplicados ao estudo microestrutural e de resistencia a corrosao das ligas ti6,5mo e ti8, omo.

Processo: 03/08782-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Marisa Veiga Capela
Beneficiário:Maria Cecilia Stachissini Melin
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de regressão   Ligas de titânio   Corrosão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Regressao | Corrosao | Estatistica Nao-Parametrica | Ligas De Titanio

Resumo

Próteses biomédicas são reposições usadas em sistemas biológicos, como o corpo humano, com o objetivo de reparar as funções do órgão original. Estas reposições são feitas por materiais poliméricos, metálicos e cerâmicos, ou ainda, combinações/lestes, dependendo da função que irão exercer. Com o propósito de enriquecer os trabalhos que envolvem os materiais empregados em próteses, o objetivo deste trabalho é incorporar os procedimentos estatísticos na avaliação do desempenho desses, além de caracterizar a microestrutura e estudar as propriedades mecânicas e de resistência à corrosão das ligas Ti-6,5Mo e Ti-8,0Mo que apresentam, como vantagem, a ausência dos elementos Al e V. O trabalho será desenvolvido a partir da preparação das ligas pelo processo de fundição por Plasma Skull. A caracterização das ligas, será realizada por meio de técnicas de microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia por espalhamento de energia dispersiva de raio X(EDS), mapeamento elementar e difratometria de raio X. Para o estudo dos mecanismos de corrosão, em solução de NaCI 0,9% que simula a agressividade do corpo humano, serão aplicadas as técnicas eletroquímicas de potencial de circuito aberto com o tempo epolarização potenciodinâmica. Os resultados obtidos serão comparados com o Ti comercialmente puro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)