Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao dos inibidores teciduais das metaloproteinases da matriz (timps) na saliva em individuos com doenca periodontal cronica.

Processo: 07/54345-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Raquel Fernanda Gerlach
Beneficiário:Cesar Arruda Meschiari
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saliva   Doenças periodontais   Metaloproteinases da matriz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca Periodontal | Mmps | Saliva | Timps

Resumo

Durante a progressão da doença periodontal crônica, em bolsas periodontais, as metaloproteinases da matriz (MMPs) medeiam a destruição da matriz extracelular no sítio periodontal. Um mecanismo importante da regulação da atividade das MMPs é através de uma família de proteínas homólogas, denominadas Inibidores teciduais das metaloproteinases (TIMP1 a TIMP-4). Entre os quatro membros dos TIMPs, TIMP-1 e TIMP-2 têm efeitos inibitórios em todas as MMPs encontradas nas lesões periodontais. Os TIMPs possuem tamanho pequeno e exibem funções bioquímicas e fisiológicas/biológicas como a Inibição das MMPs ativas e inibição da ativação de pró-MMP, Desta forma, toma-se importante o estabelecimento e caracterização do TIMP-1 e do TlMP-2 presentes em sítios periodontalmente comprometidos e a sua atividade ou diminuição após o tratamento periodontal (com conseqüente diminuição do processo inflamatório tocai). Assim sendo, este estudo se propõe a: (1) avaliar o perfil dos TIMPs (TIMP-1 e TIMP-2) na saliva de 20 indivíduos com doença periodontal crônica e de 20 indivíduos com saúde periodontal, antes e três meses após o tratamento periodontal básico. Portanto, poderão ser obtidas informações a respeito do perfil dos TIMPs na saliva e também, correlacionar os resultados clínicos obtidos com a presença de tais inibidores. Obtidos os resultados, os dados serão submetidos à análise estatística. Pretende-se, com essa abordagem, resolver questões importantes quanto ao papel dos TIMPs na doença periodontal destes pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)