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Otimização de cascos de embarcações a partir de formas básicas de séries sistemáticas

Processo: 09/10646-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:Bernardo Luis Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Humberto de Carvalho Nakanishi
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência ao avanço
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento no mar | Otimização de cascos | Projeto de embarcações | Projeto Ótimo | Resistência ao avanço | Séries Sistemáticas | Otimização de embarcações

Resumo

A definição ou síntese da forma do casco de uma embarcação é uma das atividades mais complexas do processo de projeto, tendo em vista o grande número de possíveis soluções para a geometria desta superfície e a influência decisiva que certas características geométricas têm no desempenho da embarcação.O avanço na capacidade e desempenho de processamento dos computadores induziu um grande desenvolvimento nas técnicas de representação matemática da superfície do casco, nos métodos de análise de desempenho e comportamento de navios e embarcações e nos métodos e técnicas para solução numérica de problemas de otimização, o que propiciou e vem propiciando mudanças importantes na maneira como o projeto de um navio ou embarcação é conduzido.A geração e síntese da forma do casco é um dos aspectos do problema de projeto das embarcações que recentemente vem sendo tratado como um problema de otimização, particularmente nas fases iniciais ou preliminares do projeto.O objetivo do projeto de pesquisa é desenvolver e implementar um procedimento computacional para determinação da forma ótima do casco de uma embarcação tendo por base inicial as geometrias de série sistemática. As modificações dos cascos serão realizadas de forma paramétrica a partir de alterações controladas do plano de balizas. Os cascos serão otimizados segundo os critérios de resistência ao avanço e comportamento no mar.O modelo de síntese e otimização para a solução deste problema de otimização será estruturado através do uso combinado de programas CAD de representação matemática da superfície do casco com programas de análise de desempenho hidrodinâmico.

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