Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do shopping center na redefinicao da centralidade urbana. londrina (pr): catuai shopping e royal plaza shopping.

Processo: 07/58258-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Luis Eduardo Devai
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Produção do espaço   Shopping centers
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centralidade Urbana | Cidades Medias | Londrina | Producao Do Espaco | Shopping Centers

Resumo

Vemos atualmente no Brasil um aumento na dinâmica de crescimento de cidades do interior que antes se estruturavam apenas para o setor agropecuário. Hoje com a descentralização econômica essas cidades crescem em ritmos acelerados e muitas passam a ser conceituadas como "cidades-médias". Esse conceito, apesar de muito controverso, é aplicado a cidades com uma função no tecido urbano de integração entre a metrópole e as cidades próximas. Londrina se aplica nesse conceito pelo seu papel como integradora da região Norte do Paraná com as capitais paulista, paranaense o Centro-Oeste paulista. Uma análise inicial da paisagem de Londrina permite notar com facilidade onde se encontra o Centro Principal. Porém uma análise mais detalhada da dinâmica da cidade nos mostra que a realidade é outra. Após a Instalação do Catuaí Shopping Center em 1990 a centralidade do município é bipolarizada. Nota-se um crescimento considerável no setor Sul da cidade em função do surgimento de loteamentos fechados e universidades particulares. Em menos de nove anos é inaugurado o Royal Plaza Shopping dentro do Centro Principal de Londrina. Esse por sua vez redefine a dinâmica interna do Centro atraindo as pessoas para umas áreas antes pouco freqüentadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)