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Processo: | 99/10066-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2000 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2000 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia |
Pesquisador responsável: | Marilene Proença Rebello de Souza |
Beneficiário: | Ana Karina Pinheiro de Amorim |
Instituição Sede: | Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Relatos de casos Psicologia escolar Intervenção psicológica |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Estudo De Caso | Formacao Do Psicologo | Intervencao Psicologica | Psicologia | Psicologia Escolar |
Resumo Diante da presença da queixa escolar com intensa incidência no trabalho do psicólogo, torna-se necessário o estudo acerca das estratégias de intervenção deste profissional frente a tal queixa. Deve-se, ainda, salientar a relevância em se estudar e compreender aspectos relativos às práticas que busquem a ruptura do fracasso escolar, tal como os referentes às abordagens críticas - calcadas na consideração das raízes sócio-históricas dos fenômenos escolares, e da complexidade das práticas envolvidas no contexto escolar. O projeto de pesquisa em questão visa contribuir para a compreensão acerca das estratégias de intervenção psicológica frente à queixa escolar, a partir de uma experiência de formação de alunos da graduação em Psicologia - com a finalidade de explicitar alguns elementos constitutivos da atuação psicológica numa perspectiva crítica. Assim, pode servir como um instrumento de auxílio para profissionais e estudantes de psicologia que se deparam com a queixa escolar, no contexto do fracasso educacional da escola. Para a realização de tal pesquisa, será utilizado o estudo de caso como abordagem metodológica, com base em: levantamento bibliográfico; acompanhamento de um grupo de trabalho de atendimento à queixa escolar, com registros de campo: entrevistas; leitura e análise de registros. (AU) | |
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