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Psicologia escolar e acao profissional em uma perspectiva critica: expressoes do pensamento critico em periodicos cientificos nacionais (1995-2003).

Processo: 04/09397-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Juliana Peixoto Salgueiro
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar   Formação profissional   Psicologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao Profissional | Psicologia Critica | Psicologia Educacional | Psicologia Escolar

Resumo

Esse projeto de pesquisa constitui parte da proposta de pesquisa da equipe recentemente organizada no Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar (LIEPPE) com início em 2000. Tal trabalho parte do pressuposto que a sistematização do resultado de estudos que apontam uma perspectiva crítica de análise da psicologia em suas relações com a educação escolar é imprescindível e fundamental para compreender as tendências e temáticas que tem se constituído enquanto elementos necessários à construção de uma visão crítica de psicologia escolar, entendida como área de estudo da psicologia e de atuação/formação do psicólogo. O objetivo dessa pesquisa é contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre pressupostos teórico-filosóficos necessários a um processo de contextualização crítica da Psicologia Escolar, que se constituam em elementos norteadores fundamentais, embora não suficientes, para que os psicólogos escolares assumam um compromisso social com a humanização e que possa ser concretizado em propostas de atuação orientadas por finalidades transformadoras. Portanto, este projeto priorizará a identificação, discussão e organização de diferentes expressões do pensamento crítico na produção teórica na área da Psicologia Escolar/Educacional no que se refere especificamente a artigos publicados em periódicos científicos da área de Psicologia e de Educação, publicados no período de 1955-2003. (AU)

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