Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise do perfil genotipico do sistema glutationa s-transferase e sua correlacao com o risco para o desenvolvimento de cancer de prostata.

Processo: 04/10274-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Laura Sterian
Beneficiário:Mariana Nicolau de Lima Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Prostata | Gst | Gstm | Gsto | Gstp | Gstt

Resumo

Sabemos que o desenvolvimento do câncer depende da interação entre fatores ambientais e genéticos característicos de cada indivíduo. A base desta interação é o perfil de cada indivíduo para uma série de genes que codificam sistemas enzimáticos de metabolização dos agentes agressores ambientais. O sistema glutationa s-transferase (GST) é um dos principais sistemas de defesa orgânica, estando relacionado com uma série de tumores, no ser humano. O presente estudo propõe-se a estudar a relação entre o perfil genotípico para GSTT, GSTM, GSTP e GSTO e o risco desenvolvimento neoplasia prostática. O câncer de próstata é, atualmente, a segunda causa de morte por câncer nos homens. Os genes GSTT e GSTM apresentam variantes nulas, ou seja, em alguns indivíduos há ausência destes genes, o que leva a uma maior susceptibilidade à ação dos agentes carcinogênicos. Já o gene GSTP possui um polimorfismo de substituição que leva a troca de um aminoácido alanina para valina no exon 5 resultando em uma enzima com menor atividade e capacidade de detoxificação. O mesmo também ocorre com o gene GSTO que apresenta uma substituição de alanina para aspartato, modificando as características funcionais da enzima. A genotipagem dos pacientes será correlacionada aos fatores de risco conhecidos para câncer de próstata, assim como ao estadiamento e à resposta terapêutica dos pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)