Busca avançada
Ano de início
Entree

Malformacoes vasculares cerebrais em criancas e adolescentes consideracoes sobre estudo de pacientes do hosp das clinicas da fcm/unicamp.

Processo: 01/12703-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro
Beneficiário:Cynthia Bonilha da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Angiogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiogenese | Vasculogenese

Resumo

As malformações vasculares cerebrais (MVC), as quais são causa de hemorragias intracranianas não-traumáticas na infância, podem ser classificadas em telangectasias capilares, hemangiomas cavernosos e malformações arteriovenosas. Durante os últimos anos, avanços tecnológicos, seja em exames laboratoriais em líquidos orgânicos como também em imagens de crânio, têm permitido a confirmação diagnostica de MVC e determinação de suas características, localização e dimensões, particularmente em crianças e adolescentes. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, HC - FCM - UNICAMP, por ser um centro terciário de referência na região sudeste, tem sido possível identificar várias anormalidades cerebrovasculares. O objetivo deste trabalho é estudar um grupo de pacientes com MVC identificadas no período de 1990 a 2000 no HC - FCM - UNICAMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)